Histórico

Logo DGero Brasil

O DGERO Brasil é um Projeto de Extensão, fruto de uma parceria entre o Departamento de Gerontologia da UFSCar e o Ministério da Saúde, formalizado por meio de um Termo de Execução Descentralizado (TED).
A Avaliação Multidimensional (AMD) tem demonstrado ser uma importante ferramenta de identificação de situações de riscos potenciais para a saúde da pessoa idosa. Por meio dela são considerados os aspectos físicos, mentais, sociais e ambientais do indivíduo. Dessa forma, a AMD possibilita uma visão global das condições de saúde da pessoa idosa, identificando aspectos que podem comprometer sua funcionalidade. Além disso, pode ser vista como um potencial instrumento de gestão a nível individual para a pessoa idosa, as equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) e os gestores.
Sabe-se que grande parte dos gestores e profissionais da APS não possuem dificuldades na aplicação da AMD, mas sim na compreensão da utilidade no cuidado às pessoas idosas, no seu registro nos sistemas de informação e sobre a importância dos dados obtidos por meio desse instrumento.
Nesse sentido, o TED propõe apoio técnico ao público-alvo do projeto como os gestores estaduais, regionais, bem como os gestores municipais e técnicos de referência que atuam na gestão da APS da pessoa idosa. Visa a qualificação da atenção ofertada às pessoas idosas por meio da ampliação do cadastramento, implementação da AMD e seu registro nos sistemas de informação, com consequente desenvolvimento de plano de cuidados individual para manejo das condições de saúde e do declínio da capacidade intrínseca e funcional da pessoa idosa na APS. O projeto “Qualificação da atenção ofertada às pessoas idosas na atenção primária à saúde” será executado com acompanhamento da COPID/DECIV/SAPS/MS.