História

A Gerontologia é um campo do conhecimento que surge em um contexto de envelhecimento populacional e valorização da qualidade de vida associada à longevidade. No Brasil existem dois cursos, um na Universidade de São Paulo e outro na Universidade Federal de São Carlos que formam Gerontólogos, cuja atuação engloba competências para desenvolvimento de pesquisa, gestão de equipamentos e de casos e ainda, formulação e implementação de políticas públicas para o envelhecimento. Neste momento, em que ambos os cursos têm mais de uma década de implantação, professores, estudantes e profissionais egressos se unem para planejar o futuro da formação.

Em 2008, a UFSCar participou do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Brasileiras - Programa REUNI implantando entre outros, o segundo Curso de Graduação em Gerontologia em nosso país em 2009 e reconhecido pelo Ministério da Educação em 2012. A UFSCar constitui-se, ate o presente momento, na única universidade federal a oferecer o curso anualmente com 40 vagas. A UFSCar em 2012, criou o primeiro Departamento Acadêmico de Gerontologia das IES do nosso país.

O profissional formado é apto a integrar as equipes interprofissionais dos vários setores, sistemas de administração pública, privada e terceiro setor. Deve ser capaz de atuar na articulação de ações intersetoriais e no fomento de redes de suporte. Está capacitado a buscar, produzir e divulgar conhecimentos científicos na área de Gerontologia para a resolução de problemas no âmbito individual e coletivo, bem como para a qualificação de recursos humanos junto ao envelhecimento.