Semana de Pesquisa em Gerontologia

O Curso de Graduação em Gerontologia da UFSCar possui, em seu projeto político pedagógico, um eixo transversal durante os anos de curso em que busca vincular o Ensino com a Pesquisa e a Extensão. Ao longo do curso os alunos realizam disciplinas de Pesquisa em Gerontologia, pois uma das possibilidades de atuação do Gerontólogo é como pesquisador em Centros de pesquisa do Envelhecimento. No quinto perfil o aluno cursa a disciplina de Pesquisa em Gerontologia 3 na qual ele precisa iniciar a sua coleta de dados e no final fazer a apresentação do seu projeto de pesquisa com dados parciais. No sétimo semestre cursam "Monografia de Conclusão de Curso: pesquisa 5", sendo que ao final desta disciplina os estudantes defendem publicamente os Trabalhos de Conclusão de Curso.

A semana de pesquisa visa também estimular o senso crítico do aluno e sua inserção na área de pesquisa e divulgar a experiência de mobilidade acadêmica e científica dos alunos do Curso de Graduação em Gerontologia.

A semana de pesquisa em gerontologia, desde a sua primeira edição tem motivado alunos e docentes no desenvolvimento de estudos produtivos e de alta qualidade. Ao longo desses anos, após sua primeira edição em 2011 (2012-2018) tivemos 124 bolsistas de Iniciação Científica (sendo 44 CnPQ e 80 Fapesp). Considerando a integração com a extensão, os professores ligados ao curso, ofereceram, pelo departamento de Gerontologia e com a participação dos alunos do Bacharelado em Gerontologia envolvendo 109 bolsistas de extensão; 135 atividades entre 2012 e 2018. Essas atividades são programas, projetos ou eventos nas áreas de: atenção a grupos de pessoas com necessidades especiais, atenção integral à saúde de adultos, atenção integral à terceira idade, cooperação interinstitucional, cultura e memória social, educação continuada, educação de jovens e adultos, educação especial, educação profissional, empreendedorismo, esporte, lazer e saúde, mídia comunitária, pólos tecnológicos, produção cultural e artística na área de fotografia, cinema e vídeo, produção cultural e artística na área de música e dança, saúde da família, saúde e segurança no trabalho; o que em nossa opinião destaca a natureza interdisciplinar do curso e compõe excelente integração social com comunidade externa e interinstitucional.