Atividade de Extensão viaja para o sertão

Atividade de extensão denominada Dia Internacional da Pessoa Idosa é replicada por estudantes da UFSCar em comunidade indígena da região de Carnaubeira da Penha-PE.

A atividade de extensão/evento denominada Dia Internacional da Pessoa Idosa foi realizada durante os meses de outubro a dezembro de 2019 e mobilizou alunos do curso de graduação e pós-graduação em Gerontologia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Essa atividade teve a parceria do Conselho Municipal do Idoso (CMI), do aluno do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGGero), Luiz Eduardo Santos e esteve sob a coordenação da Profa. Dra. Vania Aparecida Gurian Varoto do Departamento de Gerontologia.
O objetivo da atividade foi comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa e sensibilizar os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) acerca do processo de envelhecimento. Também, promover a participação social, disseminar aspectos educativos em cuidados para um envelhecimento mais ativo e saudável com estímulo as relações intergeracionais.
A atividade foi realizada em diferentes etapas, iniciando com treinamento dos alunos envolvidos e preparo dos materiais a serem utilizados nos encontros com as equipes e os usuários dos CRAS e CREAS. Foram realizados oito encontros com a utilização de kits de experimentação para situações das perdas sensoriais (visão, olfato, audição, tato e paladar).
Participaram ao longo dos encontros, próximo de 200 pessoas de diferentes gerações e o impacto direto foi em torno de 1170 pessoas. O impacto indireto foi projetado como significativo, tendo em vista a atuação diária dos técnicos no cotidiano dos usuários e o impacto familiar com a aquisição de novos conhecimentos dos participantes sobre o tema.
Os alunos Jerson Lucas (curso de graduação em Gerontologia) e Talita Cristina Lopes (curso de Terapia Ocupacional) que participaram da atividade em São Carlos têm origem étnica indígena da região de Carnaubeira da Penha-PE. Eles replicaram a atividade em sua comunidade no início de fevereiro de 2020 com alunos do ensino médio, adultos e idosos da comunidade local.
As fotos a seguir ilustram a atividade em Carnaubeira da Penha-PE. Segundo os alunos envolvidos nesta proposta de multiplicação isso só foi possível com todo o treinamento anterior a atividade desenvolvida em São Carlos, da vivência nos encontros do evento, assim como, da interação entre teoria e prática que os cursos de Gerontologia e Terapia Ocupacional agregam na formação dos alunos.

 Foto 1.jpg                       foto 2.jpg               foto 3.jpg

 

foto 4.jpg              foto 5.jpg