Comprometimento cognitivo

 

DESFECHO: Comprometimento Cognitivo

TÍTULO DO ARTIGO: Mild Cognitive Impairment in Primary Care: a clinical review

Objetivos

O objetivo deste trabalho foi o de articular o conceito de comprometimento cognitivo leve no contexto da atenção primária em saúde por meio de uma revisão clínica de caso.

Justificativa

Apesar de demência ser considerada uma prioridade emergente em saúde pública, o seu diagnóstico em fases iniciais e prodrômicas é limitado. Neste sentido, os profissionais da atenção primária têm papel fundamental na detecção precoce de quadros de comprometimento cognitivo leve, indicado por alguns autores como fase prodrômica das demências.

Metodologia

Por meio da descrição de um caso clínico, os autores discorrem sobre conceitos importantes no contexto do diagnóstico de CCL na atenção primária.

Resultados

Os autores descrevem os critérios diagnósticos de CCL de acordo com o National Institute on Aging e Alzheimer’s Association, bem como o critério diagnóstico para transtorno Neurocognitivo menor, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-V). Além disso, discorrem sobre causas de CCL passíveis de reversão, a condução da investigação precoce, como avaliar, quais são os fatores de risco, sintomas neuropsiquiátricos e manejo dos mesmos.

Conclusão

Os autores concluem com diversas recomendações, dentre elas a importância de não assumir que queixa de memória/alteração de memória é normal do processo de envelhecimento, da necessidade de conduzir uma avaliação da funcionalidade antes de um diagnóstico de demência e que as avaliações cognitivas devem ser conduzidas periodicamente para um correto acompanhamento.

Considerações a respeito da associação com os objetivos do projeto DGeroBrasil

Este trabalho é relevante para o projeto DGeroBrasil pois seu conteúdo contribui, de modo didático (estudo de caso), para a instrumentalização dos profissionais da tenção primária na condução de avaliações e diagnóstico de CCL neste nível de atenção. Além disso, apresenta as mais recentes diretrizes e critérios diagnóstico para este desfecho e discutem sobre a importância da identificação precoce na atenção básica.

Referência do artigo

 ASSAF, Georges; TANIELIAN, Maria. Mild cognitive impairment in primary care: a clinical review. Postgraduate Medical Journal, v. 94, n. 1117, p. 647-652, 2018.

Disponível em: http://dx.doi.org/10.1136/postgradmedj-2018-136035

 

DESFECHO: Comprometimento Cognitivo

TÍTULO DO ARTIGO: Dementia: assessment, management and support: summary of updated NICE guidance.

Objetivos

Estruturar as mais recentes recomendações do Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidado (NICE) em um guia de avaliação, gestão e suporte para pessoas com demência e seus cuidadores.

Justificativa

O número de pessoas que convivem com demência é significativamente alto, mas apesar dos esforços para o correto diagnóstico e gestão destes pacientes nos serviços de saúde, cerca de 1/3 ainda estão subdiagnosticados.

Metodologia

As recomendações do NICE são feitas a partir de revisões sistemáticas da literatura com as melhores evidências disponíveis e considerando a relação custo-benefício. Além disso, as recomendações contam com a expertise dos membros do comitê no que se refere às boas práticas.

Resultados

Recomendações:

-Envolver a pessoas com demência nas decisões sobre seu cuidado;

-Conduzir o diagnóstico inicial no contexto da atenção primária e referenciar para atenção secundária se após investigação na atenção primária, ainda existir possibilidade de demência;

-Definir pessoa responsável pela coordenação do cuidado (articulação da rede);

-Implementar intervenções que promovam saúde cognitiva, independência e bem-estar (por exemplo, grupos de estimulação cognitiva).

-Fazer a gestão de sintomas não cognitivos (por exemplo, alteração de sono, dor, agitação, depressão, etc);

-Dar suporte aos cuidadores;

Conclusão

Ao final do guideline, existe a reflexão de como colocar todas as recomendações em prática. Os autores argumentam que entendem a necessidade de tempo para que as implementações ocorram, mas refletem que a implementação é mais efetiva quando as ações estão alinhadas com as prioridades locais.

Considerações a respeito da associação com os objetivos do projeto DGeroBrasil

Este trabalho está diretamente relacionado à proposta do projeto uma vez que aborda diretrizes para a implementação e continuidade do cuidado (linha de cuidado) do idoso com alterações cognitivas/demência no serviço de saúde.

As informações trazidas contribuem para que o gestor tente implementar algumas estratégias que possam ser replicadas em seu contexto, considerando o desfecho (Alteração Cognitiva/Demência) sob a perspectiva da gestão com base em conteúdo de alta evidência científica e que considera a relação custo-efetividade para condução do processo de estruturação das ações.

Referência do artigo

PINK, Joshua et al. Dementia: assessment, management and support: summary of updated NICE guidance. bmj, v. 361, 2018. https://doi.org/10.1136/bmj.k2438

Guideline completa: https://www.nice.org.uk/guidance/ng97/resources/dementia-assessment-management-and-support-for-people-living-with-dementia-and-their-carers-pdf-1837760199109