Dificuldades de comunicação

DESFECHO: DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO

TÍTULO DO ARTIGO: Dificuldades de comunicação da equipe multidisciplinar com idosos fragilizados: revisão integrativa.

Objetivos

Conhecer as evidências disponíveis na literatura acerca das dificuldades de comunicação da equipe multidisciplinar com idosos fragilizados para a efetividade do cuidado na atenção domiciliar.

Justificativa

O artigo mostra que a comunicação clara e efetiva entre os profissionais, usuários e familiares sobre o tratamento e as complicações a curto, médio e longo prazo das doenças crônicas é indispensável para a compreensão da situação e para uma participação mais ativa do próprio idoso e de todos os envolvidos neste processo.

Metodologia

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados Lilacs e Bdenf pela Biblioteca Virtual em Saúde e Portal de Periódicos CAPES, de estudos publicados entre 2015 a 2019

Resultados

Foram selecionados 11 artigos, onde 63,63% abordaram fragilidade e dependência para ABVD e AIVD e 36,36% sobre cuidados domiciliares e questões sociodemográficas domiciliares. A análise dos artigos indicou que as evidências disponíveis na literatura reportam para as fragilidades e dependências    dos    idosos    para    ABVD    e    AIVD; Características sociodemográficas e aspectos do cuidado domiciliar.

Conclusão

Muitos idosos possuem patologias ou síndromes geriátricas que dificultam a comunicação, recomenda-se que os profissionais realizem uma busca ativa dos idosos frágeis ou acamados, com o intuito de realizar visita domiciliar a todos que necessitam levando em consideração o idoso em seu aspecto multidimensional.

Considerações a respeito da associação com os objetivos do projeto DGeroBrasil

O artigo foi escolhido por se tratar de uma revisão integrativa abordando outros artigos relacionados ao tema. Além disso, o artigo retrata a respeito das dificuldades de comunicação da equipe multidisciplinar e o quanto isto pode impactar para o atendimento de idosos frágeis. Destaca a importância da busca ativa dos idosos frágeis e acamados, assim como, o atendimento domiciliar.

Referência do artigo

Bolzan, N.C; Zamberlan,C; Gehlen, M. H.  Dificuldades de comunicação da equipe multidisciplinar com idosos fragilizados: revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n.9. 2020. https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7907/7092

DESFECHO: DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO

TÍTULO DO ARTIGO: Comunicação do idoso e equipe de Saúde da Família: há integralidade?

Objetivos

Verificar as formas de comunicação utilizadas em quatro Unidades Básicas de Saúde com equipes da Estratégia Saúde da Família, em Porto Feliz, São Paulo, e como interferem no atendimento e controle da saúde dos idosos.

Justificativa

Considerando-se as lacunas de estudos relacionados à comunicação entre o idoso e a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), acredita-se que esta pesquisa possa contribuir para a visibilidade do processo interativo, como fonte de resolutividade das necessidades em saúde dos idosos inseridos nos programas de saúde da AB.

Metodologia

Trata-se de estudo de natureza descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Foram utilizadas algumas evidências quantitativas de caráter sociodemográfico para caracterizar os indivíduos entrevistados.

Resultados

Realizou-se entrevista com 20 idosos de ambos os sexos cadastrados na equipe da ESF e em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por intermédio da comunicação assertiva e comunicação bloqueada, cujos elementos verbais e não verbais desvelam subjetividade do processo de comunicação, da cultura local e dos fatores psicossociais, contribuindo de forma positiva e também negativa para o atendimento em saúde dos idosos.

A baixa escolaridade dos idosos traduziu uma diferença cultural entre eles e os profissionais das equipes de saúde, mas não influenciou como obstáculo.

As equipes de enfermagem da Estratégia Saúde da Família mostraram formas de comunicação favoráveis à adesão dos idosos ao atendimento e controle da saúde.

Conclusão

Vale reforçar a necessidade de aprimoramento da equipe de enfermagem e demais profissionais da saúde sobre comunicação em saúde como tecnologia inovadora, levando credibilidade aos programas de promoção e prevenção em saúde, referentes a usuários idosos.

Considerações a respeito da associação com os objetivos do projeto DGeroBrasil

O artigo foi escolhido por retratar formas de comunicação verbal e não verbal entre idosos e profissionais de saúde. O mesmo discute pontos que podem favorecer ou não para as dificuldades de comunicação com os idosos, como por exemplo, fatores culturais locais, fatores psicossociais e grau de escolaridade. Desta forma, o artigo mostra-se importante por ressaltar a necessidade de identificar uma forma de comunicação (verbal ou não) mais acessível que englobe todos os envolvidos, e assim, possa transferir a informação de forma eficiente entre gestores, equipe do Dgero Brasil, equipe de saúde e idosos.

Referência do artigo

Almeida RT, Ciosak SI. Comunicação do idoso e equipe de Saúde da Família: há integralidade? Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2013. https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75999/79584