Insuficiência familiar

 

INSUFICIÊNCIA FAMILIAR

TÍTULO DO ARTIGO: Conceito de insuficiência familiar na pessoa idosa: análise crítica da literatura.

Objetivos

identificar os atributos do conceito "insuficiência familiar" na pessoa idosa.

Justificativa

Trata-se de um artigo que traz uma visão geral sobre a insuficiência familiar e seus principais resultados negativos na saúde da pessoa idosa. Para que seja possível planejar e coordenar ações de saúde sobre determinado desfecho, é preciso conhecer suas particularidades e fatores de associados. O gestor, em posse desse conhecimento, poderá priorizar ações de prevenção da insuficiência familiar a fim de garantir o cuidado integral à saúde do idoso.

Metodologia

Revisão crítica da literatura.

Resultados

Insuficiência familiar na pessoa idosa: é complexa. Possui dois elementos definidores: baixo apoio social e vínculo familiar prejudicado.

A insuficiência familiar resulta em:

● Diminuição do sentimento de autoestima;

● Maior declínio funcional,

● Comportamentos de saúde adaptativos;

● Aumento do afeto negativo;

● Depressão;

● Relações disfuncionais;

● Isolamento social (é um antecedente principal do conceito de insuficiência familiar);

● Risco de institucionalização do idoso.

● Impactos na saúde mental: solidão; sintomas depressivos/depressão;

 ● Diminuição do comportamento de promoção de sua saúde, comprometendo o estado geral de saúde e consequentemente a qualidade de vida;

● Maior declínio em suas atividades de vida diária;

● Maior dependência.

Conclusão

O apoio da família é essencial na vida do idoso, especialmente para os que estão em situação de vulnerabilidade social. A compreensão e identificação da insuficiência familiar auxilia os profissionais e gestores da atenção primária na tomada de decisão, subsidiando a construção de estratégias eficazes junto à família e à comunidade, buscando melhorias no bem-estar da pessoa idosa.

Considerações a respeito da associação com os objetivos do projeto DGeroBrasil

A atenção primária à saúde tem um papel fundamental na identificação de fatores de risco e contexto familiar do idoso, desenvolvendo ações que melhorem o apoio familiar e a qualidade de vida das pessoas idosas. Considerando que um dos objetivos do projeto é apoiar os gestores na elaboração do planejamento estratégico para a saúde da pessoa idosa, acredita-se que este artigo aborda um tema prioritário ao se pensar em ações de promoção e prevenção de saúde.

Referência do artigo

 SOUZA, A. de. Conceito de insuficiência familiar na pessoa idosa: análise crítica da literatura. Rev. Bras. Enferm, v. 68, n. 6, 2015. https://www.scielo.br/j/reben/a/kvXWLXNmctddJNk7hY5kYqs/abstract/?lang=pt

 

INSUFICIÊNCIA FAMILIAR

TÍTULO DO ARTIGO: Efecto de un programa de atención primaria en salud sobre la funcionalidad familiar desde abuelos y nietos, Guapi - Cauca

Objetivos

Avaliar o efeito na funcionalidade familiar de um programa de Atenção Primária à Saúde voltado para avós e netos.

Justificativa

O artigo traz um exemplo prático da criação de um programa de prevenção de insuficiência familiar na atenção primária. Acredita-se que pode ser de grande interesse para os gestores observar uma experiência exitosa com base na literatura científica, a fim de auxiliá-los a planejarem ações, programas e projetos para a pessoa idosa para prevenir a insuficiência familiar.

Metodologia

Estudo quantitativo, quase experimental. Participaram 50 famílias. O programa foi construído com a comunidade, com ações de cuidado adaptadas ao contexto cultural e ambiental.

Critérios de inclusão: Pertencer a famílias extensas de afro-colombianos, pobres, com avós maiores de 60 anos independentes e netos entre 7 e 12 anos.

 

Conteúdo do programa:

- Netos (crianças): foram trabalhados temas como resgate de tradições culturais, orientações parentais, valores e cuidados com o corpo. - Idosos (avós): hábitos de vida saudáveis, significado de ser idoso, transmissão de saberes populares, saúde ambiental, doenças crônicas não transmissíveis-hipertensão, promoção da saúde-terapia da dança e união familiar.

 

A Escala de Efetividade do Funcionamento Familiar foi utilizada antes e após a intervenção.

Resultados

O grupo estudado avaliou de forma semelhante uma baixa funcionalidade familiar antes da participação no programa.

Após a implementação do programa, o nível de funcionalidade familiar aumentou de baixo para intermediário. Nenhum dos participantes considerou sua família em alto nível de funcionalidade, possivelmente por condições de pobreza e exclusão.

Conclusão

Um programa da APS com abordagem na família deve permitir que os participantes sejam ouvidos pelos demais participantes, compartilhem experiências, valorizem a importância da família e compartilhem com seus familiares os aprendizados alcançados no programa.

Considerações a respeito da associação com os objetivos do projeto DGeroBrasil

A Atenção Primária à Saúde tem o papel de realizar intervenções efetivas, de forma a garantir que os serviços prestados à população sejam de qualidade e com baixo custo, prezando pela integralidade e resolutividade da assistência.

Dessa forma, cabe aos gestores planejarem o cuidado integral ao idoso, de forma a prevenir a insuficiência familiar e seus desfechos negativos com base em evidências consolidadas de boas práticas e programas de atenção à saúde.

Referência do artigo

VELÁSQUEZ, Vilma Florisa; BARRETO-ZORZA, Yenny Marcela. Efecto de un programa de atención primaria en salud sobre la funcionalidad familiar desde abuelos y nietos, Guapi-Cauca. Universidad y Salud, v. 18, n. 3, p. 514-524, 2016.

https://revistas.udenar.edu.co/index.php/usalud/article/view/3110