Internações recentes

 

DESFECHO: Internações recorrentes em idosos

TÍTULO DO ARTIGO: CAUSAS DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES EM IDOSOS POR REGIÕES DO BRASIL: SÉRIE HISTÓRICA DE 10 ANOS

Objetivos

Analisar as principais causas de internações hospitalares em idosos de 60 anos ou mais, por regiões do Brasil, em um período de 10 anos.

Justificativa

A internação hospitalar pode ser o primeiro passo do caminho que leva à institucionalização e à perda da independência funcional dos idosos, uma vez que quando ocorre a internação, muitos idosos passam por um período de níveis de mobilidade e atividades reduzidos, o que leva a comprometimentos do seu estado físico e de vitalidade.. Em vista disso, conhecer as causas de internações hospitalares em idosos por regiões permite traçar estratégias para prevenção e promoção de saúde direcionada para cada população.

Metodologia

Trata-se de um estudo do tipo ecológico descritivo, utilizando dados secundários provenientes do Sistema de Informações Hospitalares do SUS - SIH/SUS, administrado pelo Ministério da Saúde e processado pelo DATASUS - Departamento de Informática do SUS. A população-alvo foi constituída de idosos (60 anos ou mais), das cinco regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste).

Resultados

Com base nos resultados, observamos que as principais causas de internações hospitalares em idosos nas regiões brasileiras, no período estudado, são por doenças do aparelho circulatório e aparelho digestivo. Além disso, é possível notar que as regiões do Brasil apresentam particularidades no âmbito da saúde, e que estas podem influenciar nas causas de internação dos idosos, bem como no acesso e prática de promoção, prevenção e intervenção em saúde pública, e implementar adequações

Conclusão

É importante conhecer as principais causas de internações dos idosos visto que os cuidados com idosos hospitalizados demandam de uma abordagem sistematizada para o manejo clínico geriátrico, e a necessidade de implementar adequações estruturais para atender as necessidades desta população com condições clínicas complexas.

Considerações a respeito da associação com os objetivos do projeto DGeroBrasil

Importante pelo levantamento realizado em todas as regiões do Brasil e com a fonte de dados sendo o SUS. Há uma comparação muito objetiva quanto às diferenças das regiões brasileiras.

Referência do artigo

Barbosa, T. C., da Silva Moro, J., Junior, J. N. R., Yanes, C. Y., & Ribeiro, E. R. (2019). Causas de internações hospitalares em idosos por regiões do Brasil. Revista de Saúde Pública do Paraná, 2, 70-81. Disponível em<http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/233>.Acesso em: 03/2022

 

DESFECHO: Internações recorrentes em idosos

TÍTULO DO ARTIGO: Fatores associados ao tempo de internação de idosos em um hospital de ensino

Objetivos

identificar os fatores associados ao tempo de internação em idosos de um hospital universitário.

Justificativa

Justifica-se este estudo pela necessidade de conhecer os fatores que levam a internação de idosos, podendo assim propiciar uma assistência multiprofissional de qualidade, sendo pauta em conhecimento técnico e científico voltado à assistência à pessoa idosa.

Metodologia

Estudo quantitativo, transversal de caráter descritivo e inferencial realizado com 144 idosos em um hospital, localizado no Estado do Paraná.

Resultados

Os resultados apontam que, 40% (n=57) permaneceram até 3 dias internados; 32% (n=28) de 3 a 7 dias e 28% (n=41) mais de 7 dias. Estiveram associados ao tempo de internação: sexo masculino; presença de multimorbidade; internação em UTI; tempo de internação em UTI; internação hospitalar anterior; necessidade de atendimento do serviço social durante a internação; agendamento de retorno ao hospital, pós alta e; necessidade de ajuda de alguém (familiar/cuidador) para seguir as recomendações médicas no pós alta

Conclusão

A maioria dos idosos permaneceu internado por até uma semana, sendo que os fatores associados a esta permanência perpassam desde condição demográfica às condições clínicas de saúde e de internamento e necessidade de auxílio. Denotando a importância da equipe de saúde um monitoramento adequado destes fatores para o direcionamento na assistência à saúde dos idosos no âmbito hospitalar.

Considerações a respeito da associação com os objetivos do projeto DGeroBrasil

importante levantamento da importância de identificar o que está envolvido nas internações a fim de implementar melhorias no sistema de saúde.

Referência do artigo

Silva, I. V. T. C., Bordin, D., Skupien, S. V., Grden, C. R. B., & Cabral, L. P. A. (2020). Fatores associados ao tempo de internação de idosos em um hospital de ensino. Brazilian Journal of Development, 6(11), 85488-85500. Disponível em<https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/19419/15593>. Acesso em: 03/2022