Suspeitas de violência

 

DESFECHO: Violência contra pessoa idosa

TÍTULO DO ARTIGO: Fatores associados à violência contra o idoso: uma revisão sistemática da literatura

Objetivos

Realizar uma revisão sistemática da literatura de estudos epidemiológicos analíticos sobre os fatores associados à violência contra idosos.

Justificativa

Ao considerar que a violência contra a pessoa idosa desenha-se como um problema de saúde pública de complexa administração, é de fundamental importância conhecer seus fatores associados, sobretudo, para cada tipo de violência, para assim possibilitar a criação de políticas públicas baseadas em evidências, fundamentadas.

Metodologia

Análise de estudos epidemiológicos analíticos sobre os fatores associados à violência contra idosos.

Resultados

Os fatores associados à violência geral foram idade, sexo, estado civil, nível de educação, renda, arranjo familiar, suporte social, solidão, transtorno mental, depressão, tentativa de suicídio, dependência para atividades da vida diária, função cognitiva, doenças crônicas, abuso de álcool ou drogas, entre outros.

Conclusão

A violência contra idosos apresentou-se como um fenômeno multifatorial e complexo, por isso não pode ser vista de forma parcial, unidimensional e sim levando em consideração todas as dimensões e entender que há uma interdependência entre elas.

Considerações a respeito da associação com os objetivos do projeto DGeroBrasil

Interessante a leitura para entender a importância do contexto da violência e como são amplos esses fatores associados.

Referência do artigo

Santos, M. A. B. D., Moreira, R. D. S., Faccio, P. F., Gomes, G. C., & Silva, V. D. L. (2020). Fatores associados à violência contra o idoso: uma revisão sistemática da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, 25, 2153-2175. Disponível em <https://www.scielo.br/j/csc/a/MpcwN3kZjqZnK9FQXYc6T6j/?lang=pt>. Acesso em 03/2022

 

DESFECHO: Violência contra pessoa idosa

TÍTULO DO ARTIGO: Violência contra o idoso: ações e sugestões dos profissionais da Atenção Primária à Saúde

Objetivos

Analisar as ações e sugestões dos profissionais da Atenção Primária em relação à violência contra o idoso.

Justificativa

Os profissionais da APS ocupam um lugar de destaque para o desenvolvimento das ações e sugestões frente à violência, pois eles são a porta de entrada para a descoberta da violência, na maioria das vezes, ao criar vínculos com as vítimas e com pessoas ao seu redor. Sendo assim, apresentam maior facilidade para propor sugestões para a melhoria da qualidade de vida dos idosos vitimados.

Metodologia

Pesquisa com abordagem qualitativa a partir da realização de grupos focais com profissionais da Atenção Primária à Saúde de um município do interior paulista.

Resultados

Foram elencadas duas temáticas: Ações realizadas pelos profissionais de saúde e Sugestões para melhoria da atenção ao idoso vítima de violência.

Conclusão

Os profissionais enfatizaram a necessidade de implementar novos recursos e de melhoria no funcionamento dos já existentes, para que seja possível o atendimento integral, com vistas a prevenir e intervir no importante problema social e de saúde pública que a violência representa.

Considerações a respeito da associação com os objetivos do projeto DGeroBrasil

Interessante pelas sugestões e as ações da atenção primária, foco do projeto.

Referência do artigo

Alarcon, M. F. S., Damaceno, D. G., Cardoso, B. C., Braccialli, L. A. D., Sponchiado, V. B. Y., & Marin, M. J. S. (2021). Violência contra o idoso: ações e sugestões dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, 74.  Disponível em: <https://www.scielo.br/j/reben/a/twXd9YPM9NygmM8dnpjVWwD/?lang=pt>. Acesso em: 03/2022