Cuidados Paliativos e a Gerontologia

Departamento Responsável: Departamento de Gerontologia

Carga horária: 60h / 4 créditos

Objetivos
• Conhecer a evolução dos cuidados paliativos no Brasil e no mundo: filosofia e aspectos éticos.
• Prover a capacitação na avaliação e manejo dos diversos sintomas do sofrimento físico, psíquico, social e espiritual relacionados à doenças que ameaçam a vida.
• Capacitar o aluno de gerontologia a compreender seu papel profissional dentro da perspectiva dos Cuidados Paliativos.
• Desenvolver competências no aluno de gerontologia em Cuidados Paliativos que garantam um atendimento de qualidade e de forma sistematizada em serviços hospitalares, ambulatoriais, no modelo hospice e nos serviços de atendimento domiciliar.
• Compreender a fisiopatologia da dor e caracterizar os tipos de dor.
• Conhecer os métodos para avaliar e mensurar a dor.
• Conhecer a organização de unidades de cuidados paliativos.
• Atuar em situações frente a morte, a perda e o luto.

Ementa: Ações de gerontologia frente ao paciente na impossibilidade terapêutica de cura.

Caráter da Disciplina: Optativa

Requisitos: Não há