Projeto EnvelheCiência abre inscrições para bolsista

Os alunos do curso de Gerontologia interessados em participar do processo seletivo deverão realizar inscrição por meio de formulário eletrônico e encaminhar documentos comprobatórios até 18/04.

Edital de Seleção de Bolsista de Extensão – Projeto EnvelheCiência

Por meio deste instrumento, torna-se público o processo de seleção de um (01) bolsista de extensão para atuar no âmbito da Atvidade de Extensão “Formação de professores em educação para o envelhecimento” associado ao projeto EnvelheCiência.
EnvelheCiência é o nome dado a um projeto amplo de divulgação de conhecimento científico e formação de professores do ensino básico que propõe a introdução de temas relacionados ao envelhecimento, à saúde cerebral e às demências, de modo a compartilhar informações de forma simples e direta para tornar o conhecimento e as descobertas importantes da área disponíveis para um público mais amplo.
Um dos ramos do projeto é a criação de um curso de formação de professores que propõe aumentar a compreensão das crianças sobre o processo de envelhecimento, a saúde do cérebro e os diferentes tipos de demência que acometem a pessoa idosa, o que certamente trará benefícios a longo prazo. Para isso, adotaremos a estratégia de construir um curso voltado à formação de professores que disseminarão os conhecimentos aos estudantes, que por sua vez, poderão difundir o que aprenderam para suas famílias e comunidade.
Entendemos que essa formação trará benefícios não somente aos participantes, mas também aos estudantes, na medida em que abordar esses temas pode educar os jovens sobre a importância de um estilo de vida saudável, incluindo alimentação adequada e prática de exercícios físicos regulares, entre outras ações para evitar o surgimento de doenças associadas ao envelhecimento.
Em sua primeira versão o curso será online, gratuito e estruturado em 5 módulos com atividades síncronas e assíncronas, totalizando 30h de atividades, de modo que os professores poderão incorporá-las para progressão na carreira. As atividades síncronas ocorrerão durante o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), de modo a incentivar a participação dos professores, que, em cumprindo participação mínima de 75% receberão certificado pela ProEx-UFSCar.
O objetivo do projeto é apresentar um conjunto de ferramentas aos professores do ensino básico, para que estes façam a transposição didática, incorporando o conteúdo em suas aulas no ambiente escolar.
As bolsas referem-se ao período de Agosto a Novembro de 2023 e equivalem ao montante de R$ 320,00 por mês. Poderão se inscrever os(as) alunos(as) de graduação em Gerontologia da UFSCar, campus São Carlos, que atenderem aos seguintes critérios:
• Estar matriculado regularmente no curso de graduação em Gerontologia da UFSCar.
• Ter horário disponível para execução das atividades propostas.
• Não acumular a bolsa de extensão com qualquer outro tipo de bolsa de fomento proveniente de órgãos públicos, sob pena de ressarcimento das verbas recebidas em duplicidade.
• Não ter sido excluído anteriormente de alguma bolsa de extensão por desempenho insatisfatório.

O processo de seleção será constituído das seguintes etapas:
Etapa 1 – Inscrição no processo seletivo e análise da documentação enviada

Etapa 2 – Entrevistas com os(as) candidatos (as) em dia e horários divulgado pelos seus e-mails cadastrados no ato da inscrição.

A inscrição deverá ser realizada por meio de Google Forms (http://forms.gle/3tEPxnJ6q28hNtQr9) até o dia 18 de abril de 2023, mediante o envio seguintes documentos: currículo lattes atualizado, histórico escolar e comprovante de matrícula no curso de graduação em Gerontologia da UFSCar, campus São Carlos.
Os resultados do processo de seleção serão divulgados em 19/04/2023, por meio do site do Laboratório de Biologia do Envelhecimento (www.laben.ufscar.br) e do envio aos e-mails cadastrados no ato da inscrição.