Laboratórios de Ensino

O LABEN – Laboratório de Biologia do Envelhecimento tem como objetivo realizar estudos na área celular, bioquímica e molecular sobre o envelhecimento humano. Foi criado em 2010 e está localizado no Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos.

O Laboratório de Biologia do Envelhecimento tem 40 m2, divididos em dois ambientes e é utilizado especialmente pelas disciplinas de Bases Biológicas e Envelhecimento, Bases Farmacológicas e Envelhecimento e Tópicos Básicos sobre Farmacoterapia para Gerontologia. Dispõe de equipamentos como microscópios, autoclave, vários modelos em resina, espectrofotômetro, incubadora de CO2, centrífuga, conjunto de lâminas histológicas e patológicas e materiais de consumo. Os equipamentos e materiais foram adquiridos com recursos do REUNI-MEC e órgãos de fomento como a FAPESP. A estrutura funcional é mantida pelo professor responsável pelo Laboratório (Profª Drª Márcia Regina Cominetti), professores colaboradores do LABEN (Profº Drº Fernando Augusto Vasilceac; Profª Drª Keika Inouye; Profª Drª Karina Gramani Say; Profª Drª Sofia Cristina Iosti Pavarini; Profª Drª Marisa Silvana Zazetta, entre outros); alunos de trabalho de conclusão de curso, iniciação científica, estagiários, alunos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Além disso, o laboratório conta com o apoio do Conselho de Coordenação de Curso e Chefia do Departamento.

O Conhecimento das bases moleculares e celulares dos processos fisiológicos e patológicos do envelhecimento é muito complexo. Logo, esse laboratório subsidia o aprendizado em 2 grandes áreas: Câncer e Doença de Alzheimer. Fundamentado na experiência dos docentes e com infraestrutura adequada, esse laboratório permite não só o ensino nessas áreas, mais também atividades de extensão e pesquisa, os pilares fundamentais da Universidade e do Curso de Bacharelado em Gerontologia. Por fim, o LABEN possui um site institucional (http://www.laben.ufscar.br) no qual todos os alunos podem ter acesso ao conteúdo e infraestrutura do laboratório, além de informações atuais da comunidade científica nacional e internacional sobre eventos e publicações relacionadas.

Vários são os laboratórios/ cenários que o Curso de Bacharelado em Gerontologia pode oferecer aos seus estudantes para desenvolverem as habilidades e competências que necessitam para a sua formação. Dentre eles, os dois laboratórios de ensino já existentes e utilizados pelo curso: o Laboratório de Práticas Gerontológicas e Laboratório Múltiplo Uso. Outro laboratório utilizado pelo Curso de Gerontologia é a Unidade de Simulação da Prática Profissional em Saúde (USPPS).

O Laboratório de Práticas Gerontológicas é um amplo espaço, com 60m2 com armários e bancada com pia. Este laboratório é utilizado prioritariamente pelas disciplinas Avaliação Gerontológica 1 e Avaliação Gerontológica 2 e Bases Biológicas do Envelhecimento. Em algumas situações este espaço também é usado por alunos das disciplinas de Prática Profissional, tanto da Gestão da Velhice Saudável quanto da Velhice Fragilizada. Dispõe de uma série de materiais como manequins gerontológicos, modelo de torso, otoscópio, aparelhos de pressão arterial, estetoscópios, glicosímetros entre outros. O Laboratório Múltiplo Uso é composto por duas salas de 40m2 cada, equipadas com espelho unidirecional entre elas. É utilizado para situações de simulação da prática profissional, situações problema de papel, casos clínicos e seminários em pequenos grupos. Dispõe de mobiliário como mesas e cadeiras para pequenos grupos e materiais de uso eventual alocada para as simulações. A norma de funcionamento desses laboratórios foi aprovada pelo Conselho de Coordenação do Curso em reunião dia 01/12/2015 e fica disponível nos Laboratórios.

A Unidade de Simulação da Prática Profissional em Saúde, doravante intitulada USPP-S, é uma unidade especial destinada ao ensino, pesquisa e extensão, vinculada ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), e está constituída nos termos do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade.

Esta Unidade fundamenta-se na observação de que o aprendizado em saúde envolve riscos, seja para o paciente que recebe o cuidado, seja para o estudante que aprende e executa o ato, seja para o docente que supervisiona e se responsabiliza pela ação; ela amplia o caráter significativo da aprendizagem, aumentando o potencial de retenção do conhecimento, habilidades e no exercício da prática profissional com interações multiprofissionais e interdisciplinares, potencializando as ações individuais e coletivas.

A USPP-S propicia apoio aos cursos e departamentos envolvidos na formação de recursos humanos na área da saúde e afins, à produção e disseminação do conhecimento e divulgação científico-tecnológica, oferecendo ambientes protegidos, utilizando atores, simuladores, ou outros recursos pertinentes, nos quais o processo ensino aprendizagem em saúde possa acontecer de maneira controlada e sistematizada, minimizando os riscos.

O plano físico da USPP-S compreende uma área construída de aproximadamente 1.390m², um edifício central, instalado no setor de expansão norte do campus de São Carlos, próximo ao Departamento de Gerontologia, composto por módulos funcionais, gerenciados Vestiários, Sanitários e Serviço de Urgência), Ambulatorial (Salas de Espera e de Grupo, nove Consultórios, Sanitários); Clínico, Pediatria e Parto (UTI, Sala de Parto, Posto de Enfermagem, Enfermaria Geral e Pediátrica), Cirúrgico (três salas cirúrgicas, salas de Assepsia, Desinfecção, Materiais, Lixo, Expurgo, Esterilização, Vestiários); Domiciliar (total de cinco domicílios, sendo dois adaptados), Hospitalar, Anfiteatro e salas de reuniões. Todos acompanhados de equipamentos modernos, dentre eles manequins, simuladores com controles eletrônicos, ventiladores, instrumentais cirúrgicos completos, além de todo material mobiliário referente à administração e aos demais setores.